Conheça os projetos da "Palavra Desenhada"

Letrívoras

Projeto da Palavra Desenhada- produção e processos em escrita literária.
Resenhas, prosas, poesias e devocionais.
Acompanhem! (desde janeiro.2015 até agora)
Toda honra e glória a Deus. Venha o Teu Reino, volta logo, Jesus!

quinta-feira, 29 de novembro de 2018

Devocional- O peixe está contaminado!

Jesus, no capítulo 11 de Lucas, versículo 9 ao 13 diz: “Por isso lhes digo: Peçam, e lhes será dado; busquem, e encontrarão; batam, e a porta lhes será aberta. 10 Pois todo o que pede, recebe; o que busca, encontra; e àquele que bate, a porta será aberta.
11 “Qual pai, entre vocês, se o filho lhe pedir um[a] peixe, em lugar disso lhe dará uma cobra? 12 Ou se pedir um ovo, lhe dará um escorpião? 13 Se vocês, apesar de serem maus, sabem dar boas coisas aos seus filhos, quanto mais o Pai que está nos céus dará o Espírito Santo a quem o pedir!”

Esta passagem bíblica muitas vezes é apresentada em separado, até porque parece que temos duas partes aqui; a primeira, quando Jesus diz para pedirmos, que seremos atendidos; e a segunda parte nos diz sobre o Pai celeste, que sabe nos dar coisas boas. 

Mas quem, em sã consciência é capaz de se julgar um sujeito "do mal"? Dificilmente você vai se olhar no espelho e se considerar alguém ruim. Por mais que seja tomado por aparentes maldades, ainda assim, geralmente, vai se julgar uma boa pessoa. Temos justificativas muito fundamentadas para sancionar nossas ações ruins. Maldade? provavelmente não sou alguém ruim. 

1. eu sou mau 
As novelas globais, dentre outras narrativas audiovisuais, diferente de uma literatura mais complexa, vai nos revelar sempre a existência de sujeitos antagônicos. Pense nas novelas e filmes massificados que há em nosso país, sempre há as forças do bem, versus as do mal, e os personagens se desenvolvem assim nesta trama, num emaranhados de emoções entre mocinhos e bandidos. E por incrível que parece, por mais que eu saiba que na vida real eu seja muito mais subjetiva e que minha maldade se mistura com bondade, ainda assim, (creio que muitos vão concordar comigo), somos bons seres humanos. Mas não é isso que Jesus me diz, Ele me chama de mau, mas ainda assim, capaz de fazer boas escolhas para meus filhos. 

Sempre quando lia esta passagem, achava que a primeira parte estivesse desconexa da segunda. pois se Jesus está me dizendo "peça, e receba", qual a ligação com os peixes e cobras? O nosso pai celestial sabe do que preciso, e então mesmo que lhe peça por algo que julgo ser bom, ele vai me ouvir se isto for realmente bom. 

2. eu não exergo direito- peixe e cobra é o "mesmo"!
Mas há momentos que peço peixe, não cobra, então porque Deus não me dá? eu não posso responder a esta pergunta, até porque cada um é um ser diferente do outro, com vivencias e histórias das mais diversificadas. E a bíblia, por mais que seja completa, é um cardápio de maravilhas que estão em todos seus textos, às vezes uma determinada passagem não vai ministrar todas as respostas que teu coração precisa. A vida cristã é uma revelação em desenvolvimento, sem desenvolvimento, não consigo ouvir e ver o agir de Deus. 

Vamos aqui simbolizar a figura do peixe como sendo as mais diversas esferas da nossa vida. Sabe, muitas vezes que pedi determinado peixe ao meu pai celestial, naquele momento não sabia, mas ele estava contaminado. Talvez o peixe que você está pedindo hoje esteja morando no esgoto, num rio sujo e se comê-lo provavelmente vai ficar muito doente.

Sei que as coisas não são simples assim, mas percebe que muitos pedidos que você faz a Deus podem ter funcionado desta maneira? Ou talvez tenha pedido por um peixe, mas seu organismo naquele momento não estava em condições de ingeri-lo. Estou colocando estas possibilidades porque realmente não sei o que você está passando, ou o que precisa neste momento. Talvez as tuas necessidades sejam tão claras que você está até com raiva em me ouvir falar assim, mas quem sabe, durante o percurso da sua vida, ao refletir sobre tantos dos seus pedidos, as coisas não tenham funcionado deste jeito?

3. eu não me conheço
Deus na sua onisciência, sabe também aquilo que tenho condições de receber, embora eu não me conheça de fato. A máxima "conhece-te a ti mesmo" é uma dádiva apenas divina. Nunca serei capaz de me conhecer, maldito o homem que confia em outro homem, sendo este sujeito inclusive o que me olha no espelho! Estou num processo intenso de auto conhecimento, e só em Deus é eu vou aos poucos me tornando conhecida.

Quando ainda insisto em me achar uma boa pessoa, corro o risco de ver Deus como um papai noel, e que nós, sendo bonzinhos pedimos por coisas boas que muitas vezes ele não nos responde. Se ainda me considero bom, continuo a tentar manipular a vontade divina as minhas vontades e me afasto de conhecer Deus como ele realmente é, seja porque não me responde e lá no fundo eu sei que estas orações parecem não surtir muito efeito, seja porque há uma grande mágoa deste Deus que não me ouve, quando estou claramente com fome, lhe pedindo peixe e ele não me dá!

E quando faço isto, sou prova de que não deixo Deus moldar minhas vontades à dele. Mas é justamente isto que Jesus quer nos mostrar neste texto. Antes de pedir e receber, ele quer nos ensinar como pedir, de maneira que tenhamos um coração moldável a vontade dele; pois se me moldo ao o que Deus é e o que ele quer de mim, considero ser mais sóbrio para ser capaz de pedir um peixe, e não uma cobra. Antes de pedir e receber, preciso me perceber e discernir sobre as coisa, pra que meu pai continue me dando o que preciso e não o que eu quero.

Conclusão- sou mau e não sei discernir nem sobre mim mesmo ou sobre minhas escolhas. Deus, mostra-me o que é peixe, pois sou tão falha que até nas cobras eu vejo peixe!

Então, nossa oração diante disto é: pai, nós somos maus. É o que diz sua palavra, não há nenhum bom sequer a não ser o Senhor, mas é difícil eu me ver nesta condição. Por ser mau, não discirno o peixe da cobra, e acho que sou bom e capaz de fazer escolhas. Como estou perdido e envenenado sem o Senhor. Se o Senhor não me alimentar, vou atrás de cobras e não de peixes, ou peixes contaminados que vão me distanciar ainda mais do Senhor. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário