Conheça os projetos da "Palavra Desenhada"

Letrívoras

Projeto da Palavra Desenhada- produção e processos em escrita literária.
Resenhas, prosas, poesias e devocionais.
Acompanhem! (desde janeiro.2015 até agora)
Toda honra e glória a Deus. Venha o Teu Reino, volta logo, Jesus!

quarta-feira, 28 de novembro de 2018

Pregação árvore, parte II- o toco da árvore

Jó 14:7-9 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. 8. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, 9. Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.E uma árvore, embora seja cortada , se ainda tiver raiz, ainda assim estará viva.


A vida em abundancia se revela nos frutos, mas toda árvore começa pela sua raiz e, enquanto raiz saudável, não morre.
Neste caso, podemos dar aqui o exemplo de Jó; se ele fosse comparado a uma arvore, e é justamente em Jó que lemos esta passagem, ele de fato foi uma árvore frutífera e grandiosa.
Somente para termos didáticos e de comparação, posso dizer que, sendo Jó esta árvore, a grande quantidade de galhos foram suas poses, seus muitos bens, enquanto que seus filhos, os frutos.
Exemplificando-o como uma árvore, o que aconteceu com Jó? Primeiro, grande parte de seus galhos foram arrancados; seus bens foram tirados e ele não era mais uma árvore vistosa. Depois, seus filhos morreram, não havia mais os frutos. Por fim, sua saúde foi tirada ao se tornar leproso, e aqui podemos compará-lo a um toco de árvore.
Toco de árvore, dependendo de seu estado, se estiver mal cortado e com fiapos de madeira expostas, ainda pode machucar, tornando-se um “toco de tropeço”, e parecia ser esta a condição final de Jó, no enredo deste personagem bíblico. Porém a arvore começa pela raiz e é por meio dela que vai desenvolver-se ou não. Embora tivesse sido tirado tudo de Jó, ele ainda continuava vivo pois sua raiz estava forte. Jó era firmado em Deus e não nas circunstancia, das quais se apresentava aos outros.
Nós somos como árvores. E se nascidos de novo, temos raízes firmadas em Deus. Cada um de nós foi criado pra crescer, florescer e frutificar. Temos frutos, ainda que potencialmente frutos, pois muitos destes ainda não nasceram. Frutos maravilhosos, saborosos, e quem sabe, até mesmo por nós desacreditados, mas plano bendito do criador para conosco. Quais são os frutos que Deus tem preparado para você produzir?
Uma arvore, mesmo sem galhos, flores ou frutos se tiver raiz saudável, ainda assim será árvore e pode voltar a crescer. Talvez vc seja como uma arvore que ainda não se desenvolveu, a ponto de não conseguir reconhecer a desenvoltura que Deus quer fazer em ti. Ou que tenha no passado se desenvolvido, mas com o tempo enfraqueceu e esqueceu-se de quem é você. Neste estado que se encontra, precise novamente ouvir a voz do criador a respeito da sua identidade. Assim como Jó, você é como uma árvore e começa pela raiz, por isso está além do que as aparências se revelam. Talvez tenha que novamente se firmar em Cristo, pra que seu olhar seja nele mais uma vez enraizado, pois como árvore, tenha sido cortado pela vida, pelo tempo, ou por si mesmo, afastando-se do criador e conseqüentemente, da sua real identidade.
Mesmo diante desta circunstancia, Deus está falando contigo, que você reconheça o sabor que há em ti e que pode ser desenvolvido a partir das mãos do criador. Deus pode te surpreender!

Minha oração pra você é: Deus, temos aqui uma árvore que o senhor fez nascer de novo, estava morta, mas passou a ter vida em ti. Porém, está com pouca aparência de árvore, quem sabe com a aparência de um toco, um pedaço cortante de madeira. Recorde a esta pessoa sua identidade, renove e alimente suas raízes, pra que cresça e ela saiba quem é em ti. Que esta pessoa se desenvolva, frutifique e de frutos que nem mesmo ela possa acreditar, pois tudo isto está sendo obra das suas mãos, meu Senhor. Você ainda vai florescer e frutificar, porque...

Jó 14:7-9 Porque há esperança para a árvore que, se for cortada, ainda se renovará, e não cessarão os seus renovos. 8. Se envelhecer na terra a sua raiz, e o seu tronco morrer no pó, 9. Ao cheiro das águas brotará, e dará ramos como uma planta.E uma árvore, embora seja cortada , se ainda tiver raiz, ainda assim estará viva.

Poesia: tempo roubado de mim
Deus, não me deixe roubar de ti,
eu já me vejo uma ladra!

Eu me roubo,
corto nosso tempo em pedaços
depois digo que não tenho tempo.

Mas o que é o tempo,
senão minha vida em tua presença?

Então não tenho tempo,
pois ele todo pertence a ti.

Deus, não me deixe roubar de nós,
já estou desgastada
cortada em minhas preguiças e vaidades
não posso nos admitir sem tempo,
não dá mais tempo!

Nosso tempo somos nós dois,
eu e o Senhor.

Que minha vida seja sempre
ganho na tua presença e em Teu tempo.

Pois o que é uma vida
senão apenas aquela que estive em tua presença?

Quantos anos eu tenho ou terei?
apenas os anos que o Senhor me deu
e que eu pude te devolver.

Juliana Bumbeer, ministério Palavra Desenhada. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário