Conheça os projetos da "Palavra Desenhada"

Letrívoras

Projeto da Palavra Desenhada- produção e processos em escrita literária.
Resenhas, prosas, poesias e devocionais.
Acompanhem! (desde janeiro.2015 até agora)
Toda honra e glória a Deus. Venha o Teu Reino, volta logo, Jesus!

domingo, 2 de dezembro de 2018

Árvore, parte 3- galho ladrão

Em Hebreus 12:1,2, diz: Portanto nós também, pois que estamos rodeados de uma tão grande nuvem de testemunhas, deixemos todo o embaraço, e o pecado que tão de perto nos rodeia, e corramos com paciência a carreira que nos está proposta,
Olhando para Jesus, autor e consumador da fé, o qual, pelo gozo que lhe estava proposto, suportou a cruz, desprezando a afronta, e assentou-se à destra do trono de Deus.



A palavra que vou refletir contigo nesta conversa é embaraço, aquilo que tira nosso foco e nos faz caminhar em círculos ou ainda, nem saber para onde estamos caminhando. Mas Jesus já te deu o caminho, quando você se tornou filho de Deus, então por que o embaraço?

Você e eu, se lavados pelo sangue de Jesus, somos cristãos, e podemos, em termos de comparação, sermos vistos como árvores. Filhos de Deus são como árvores frutíferas, ou pelo menos, precisam frutificar. Pra ilustrar o termo embaraço apresentado em Hebreus, podemos como árvores frutíferas ter os chamados “galhos ladrões”. O que é um galho ladrão?

Bem, quem trabalha com plantio de árvores frutíferas diz que algumas árvores, em especial as frutíferas, costumam produzir um galho que se diferencia dos outros por ser grande e com um crescimento vertical muito superior aos outros. No começo, você se anima pois pensa que este galho vai dar ainda mais frutos, mas é um engano. Apesar de ser o maior de todos e crescer verticalmente, de forma a ser percebido por entre outros galhos, este é o chamado de galho-ladrão. Ele rouba as forças e nutrientes dos demais galhos e atrapalha o desenvolvimento da planta. A única alternativa é cortá-lo sem dó até o tronco. Sua simples retirada já faz com que a planta floresça e frutifique mais.

A imagem desta galho ladrão não te diz alguma coisa? Olha que interessante, este galho cresce rápido demais e ainda verticalmente, pra que todos percebam seu crescimento, a expectativa sobre este galho é enorme: imagine o quanto ele vai frutificar? quando na verdade só está crescendo nesta velocidade porque tem roubando a energia e os nutrientes de toda a arvore, mas não vai dar frutos, pois a natureza deste galho não é frutificar, apenas crescer roubando a energia da arvore. Ele só existe porque tomou da energia dos outros galhos ao seu redor que inclusive passaram a se enfraquecer e deixar de frutificar para tornar este galho aparentemente suntuoso, mas é um galho imprestável, só nasceu para si mesmo. Dá pra “corrigir” ou salvar este galho? Não! Ao seu redor, outros galhos cedem da própria energia para que ele cresça, deixando de frutificar. A árvore frutífera agora está doente, foi enganada, roubada pelo galho ladrão. O que se faz com este galho, por mais cruel que pareça? Arranca-o fora, até o seu tronco, ou seja, desde o inicio de seu crescimento, não deixando nada dele, nenhum resquício, para que a antiga arvore volte a ser frutífera.  Se ele não desaparecer, aquela arvore não pode voltar a ser uma saudável.

Este galho ladrão são como os muitos embaraços na vida do cristão. Se você é como uma árvore frutífera, tem dons e talentos dados por Deus, cuidado: o que tem sugado suas energias e deixando de frutificar? os teus galhos ladrões já foram cortados?

Na correria da vida, muitas vezes nem sequer reconhecemos estes chamados embaraços que a carta de Hebreus nos apresenta. E nesta ligação entre galho ladrão e embaraço, se sou como uma arvore frutífera do que e em que estou sendo roubado? Em se tratando de galho ladrão, 1) eu posso ser meu próprio ladrão. Por meio destes embaraços posso buscar coisas que aparentemente não são nocivas, mas que tiram o foco naquilo que sou e estou sendo em cristo e eu mesma não me permito frutificar tanto.

Ou ainda, 2) pessoas ao meu redor podem ser este tipo de galho ladrão. Aqui podemos chama-las também de vampiros emocionais, e por que não vampiros espirituais? Eles tiram toda nossa energia a ponto de vivermos para deixá-los vivos, quando na verdade eles estão mortos e só querem nossa energia para se manter numa aparência de quem ainda age com vida. Este galho será melhor observado numa outra reflexão que gostaria de fazer, mas fica por enquanto aqui, a percepção de que existem pessoas que se apresentam a nós como este galho vampiro ladrão. E por ultimo, 3) as circunstancias podem ser meu galho ladrão, que na preocupação exagerada, vou deixando diversas situações tirarem minha energia e não consiga frutificar por um momento, ou até por um bom tempo. (meu exemplo no instituto) Qual é o teu galho ladrão? Podemos dar várias desculpas, mas ainda assim, Deus nos dá saberia para nos manter no foco.

Então, minha oração para você e para mim é: Deus, o que tem roubado a energia para que eu deixe de frutificar? Sou eu mesma? Quando saboto nosso tempo, a leitura bíblica contigo? Ou outras coisas até bem intencionadas que faço, mas que roubam o tempo e o foco diante da tua vontade em mim. São ainda, pessoas ou circunstancia? Não permita que eu, ou outras pessoas, ou que quer que seja, roube-me de ti! Eu não tenho tempo, pois na verdade meu tempo é todo seu e peço que me ensine a colocá-lo em teu altar como louvor e adoração, clamando pra que possa permanecer em ti, no alvo que é Jesus cristo e manter-me firme, frutífera e frutificando desembaraçadamente para teu reino, é o que te peço, em nome de Jesus, amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário