Conheça os projetos da "Palavra Desenhada"

Letrívoras

Projeto da Palavra Desenhada- produção e processos em escrita literária.
Resenhas, prosas, poesias e devocionais.
Acompanhem! (desde janeiro.2015 até agora)
Toda honra e glória a Deus. Venha o Teu Reino, volta logo, Jesus!

domingo, 20 de setembro de 2015

O ser pelo ser: uma breve análise de Mateus 6:33

Que a preocupação do “ter” por parte da maioria das pessoas, todos nós sabemos. Mas também há o desejo do ser, na preocupação pelo ter. Muitos desejamos ser, para que nesta essência, consigamos receber algo. Até mesmo o conhecido versículo bíblico de Mateus 6:33 “buscai em primeiro lugar o reino de Deus e a sua justiça, e as demais coisas vos serão acrescentadas” nos dá margem, diante do egocentrismo, de uma má interpretação. Porque eu busco ser para ter, e quero que Deus, na bondade da minha essência, me acrescente as “outras coisas”, as quais julgo tão necessárias. E mesmo que eu queira a essência, ela é carregada do desejo das recompensas e do que virá depois, quando eu me tornar este sujeito digno para ter todas as outras coisas acrescentadas em minha vida. E estas coisas podem inclusive serem legítimas, mas humanamente legítimas, porque até mesmo  minhas maiores e melhores bondades não passam de trapos de imundícia. 
Realmente, antes do milagre do ser, a dádiva do querer ser para simplesmente ser, sem se preocupar em ter, é que torna a mim mesma, o meu grande milagre. E é deste que eu quero. Quero? Novamente, o verbo querer está em minha boca e eu volto a querer, e não a ter. Percebe como esta relação é difícil? Até mesmo em nosso discurso, quando dizemos em ser, acrescentamos o verbo ter.
Ser e ter, relação complexa e irreconciliável, porque se o ter é uma consequência do ser, o ser é por si só, sem a necessidade de palco. Mas minha essência muitas vezes se revela pela aparência e eu quero pelo querer e continuo querendo, com o fim apenas na aparência . É por isso que nunca consigo me saciar.
Se eu busco ser, é para poder, é pra ter algo, e muitas vezes uso a própria bíblia pra me justificar. Do elemento central deste versículo de Mateus 6:33 que me ensina ser, eu dele me utilizo para ter, e ainda espero em Deus que “minhas outras coisas me sejam acrescentadas”, e é assim que o ter, mesmo que me ensine a ser é que virou o foco deste texto bíblico. 
Estou na busca, continuo me buscando. E nesta peregrinação por mim mesma, ser. Sem assim, querer ser, mas somente ser. Sem me preocupar com o que será depois do ser. Sem desejar ser para ter. Mas simplesmente ser.

Ser,  para ser.

Juliana Bumbeer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário