Conheça os projetos da "Palavra Desenhada"

Letrívoras

Projeto da Palavra Desenhada- produção e processos em escrita literária.
Resenhas, prosas, poesias e devocionais.
Acompanhem! (desde janeiro.2015 até agora)
Toda honra e glória a Deus. Venha o Teu Reino, volta logo, Jesus!

sábado, 27 de outubro de 2018

Cura e ferida, parte II- as desculpas e a necessidade em permanecer doente

 Jesus olha para um homem coxo que está há muito tempo naquela situação. Então faz a pergunta: quer ser curado? Mas por que este homem estava há tanto tempo assim? Ele por acaso gostaria de estar naquele estado? Para muitos, a doença é necessária para se permanecer onde está. A doença, seja qual for, é a desculpa para não haver mudança.

Como um desencargo de consciência, o coxo vai até o tanque de Betesda, como se dissesse para si mesmo: eu estou fazendo a minha parte, estou procurando a cura, a culpa é dos outros que entram no tanque no meu lugar. A sua tentativa diária em ir ao tanque é o aparente desejo da cura. Mas quando Jesus pergunta sobre aquilo que ele tanto procura, não há resposta, nem sim, nem não. A resposta são as desculpas. E assim estava vivendo o coxo anos naquela doença.

Há muitos que fazem terapias, tomam remédios, dentre outras coisas para poder dizer que estão fazendo sua parte para o processo da cura, quando a própria pessoa não quer necessariamente ser curada, prefere permanecer nas suas doenças, sejam elas quais forem.

Mas agora vem o momento mais importante desta história, a pergunta de Jesus: quer ser curado? Note que este homem não responde por ela. Ao mesmo tempo que ele permanece doente, não se reconheceu doente, ou pelo menos, não era culpa dele. Se a resposta foram as desculpas é porque ele não achava justo sua doença, então não se trata mais da cura, mas da injustiça que ele se vê diante da doença.

Por que você não passou naquele concurso? uma desculpa, nem sim, nem não. Por que não terminou aquela meta? outra desculpa. Perceba que para quem tem desculpas, a culpa nunca será dele, mas do outro e das circunstancias. O problema é que pra esta pessoa nunca haverá o não, muito menos o sim.
Esta pessoa sempre estará doente e ainda, para poder amenizar a si mesmo, fazendo sua parte para sair daquela situação. Mentem para si mesmas, porque não querem de fato serem curadas.

Esqueça as desculpas, ou todos os esforços, sejam eles verdadeiros ou aparentes para sair desta situação. Responda agora para Jesus: sim ou não? é muito melhor do que fugir e permanecer como está!


Nenhum comentário:

Postar um comentário