Conheça os projetos da "Palavra Desenhada"

Letrívoras

Projeto da Palavra Desenhada- produção e processos em escrita literária.
Resenhas, prosas, poesias e devocionais.
Acompanhem! (desde janeiro.2015 até agora)
Toda honra e glória a Deus. Venha o Teu Reino, volta logo, Jesus!

sexta-feira, 4 de setembro de 2015

Eu e meus muitos pedaços.

Estava andando na vida,
às vezes com fome,
outras, saciada.

Mas a fome voltava e me alimentava da fome.
Fomes sustentam outras fomes?
Angustiada comecei a me devorar.

Eu era uma em tantas partes espalhados
que fui me buscando
até me engolir pedaços por pedaços.

Eu, mais estas fatias, estávamos juntas,
comidas e coladas,
mas elas nunca me deram uma Inteira.

Minha Babilônia devastada,
origem deste pecado que ainda salivo:
nossas fome vaidosas
sempre serão estas misérias,

E de tanto comer a mim mesma, sumi.
E pra me encontrar, me desisti,
me esqueci
e me perdi.

No meu sumiço Deus me encontrou
e lá no meu caos Ele me viu jogada e vazia.
Com muito amor me chamou e
pegou meus pedaços perdidos.

Mas quando pensei que Deus fosse me juntar,
me espalhou por mais e mais extensões,
até que fiquei ainda mais espalhada
e mais esfomeada.

Pedi que Deus me desse de comer
mas Ele parecia me jogar pedras.
E quando quase estava morrendo,
pedi pela última vez:
_ Pai, dai-me de comer!

E agonizada olhei meus pedaços nos outros,
a fome e a dor dos outros.
Mas ainda havia saliva em mim.

E de tanta raiva que tive de Deus
e da fome que havia no mundo,
havia fome e raiva também nos outros,
esta dor e este ódio salivavam.

Pela pouca saliva que ainda havia
neles, fui cuspida!
cuspiram em Deus e cuspiram em mim:

E de tanto me cuspirem,
eu também os cuspi,
e percebi que cuspindo
também cuspia em Deus.

Mas Ele tomou aquelas misérias
e me tornou em bebida:
não sabia que tinha também sede,
de forma que até o escarnio e escarro dos outros
foram capazes de me saciar.

Parei de me olhar e os olhei,
e os amei.

E enquanto olhava e amava aos outros,
finalmente me vi saciada,

Então eu me encontrei,
fui e estou sendo encontrada todos os dias
a medida que me encontro em Deus.

Não preciso mais me juntar
quando sou uma inteira,
agora vou vivendo
e me espalhando nos pedaços dos outros.

O ser é ser no outro.

Eu não sou inteira 
senão meus outros tantos pedaços, 

Eu não me encontro 
se pelo amor aos outros não me alimento. 

Obrigada Deus,
por me repartir ainda mais,
e é com o outro que
me entrego e me junto.

Finalmente consegui me encontrar,
entendi que minha Inteira só acontece
quando me espalho e me reparto.


Juliana Bumbeer.



Nenhum comentário:

Postar um comentário